Dentre os músicos, os cantores estão (infelizmente) entre os que menos sabem sobre áudio. Consequentemente, isso os deixa mais dependentes de outros profissionais e também atrasa o seu crescimento. Como têm o instrumento no próprio corpo e normalmente só precisam de um microfone, muitos não despertam o interesse por esse universo que pode fazê-los subir muitos degraus em suas gravações e shows. Além de aumentar muito a qualidade de seus trabalhos, o domínio do uso do áudio e a exploração de novas tecnologias pode, inclusive, aumentar a renda. Agora vamos falar na prática: o que, exatamente, esse conhecimento traz? 

 

1) O domínio das suas ferramentas de trabalho aumenta a autoconfiança

Cabeleireiros precisam de domínio total de suas tesouras e tinturas. Para fotógrafos, um bom olhar acompanhado das configurações corretas do equipamento garantem uma boa foto. Os cirurgiões precisam de muito conhecimento, materiais, assistentes e saber o que cada um pode fazer por ele no momento certo; se faltar um desses elementos, os danos podem ser irreversíveis. Assim como qualquer profissional, os cantores precisam entender o que está ao seu redor. Ao entrar num palco, vão encontrar cabos, caixas de som, monitores de retorno, engenheiros de áudio… Num estúdio, terão contato com vários tipos de microfones, horas de trabalho que terão que administrar, entre outras coisas. Quando há familiaridade com todos esses elementos, há fluidez e a segurança de conhecer o chão que se está pisando. Sem a preocupação de não saber lidar com isso, sobra mais energia para focar na performance

2) Opiniões e sugestões mais assertivas economizam tempo 

Em uma passagem de som, por exemplo, é comum haver atrasos e comunicação confusa. Quando sua duração se estende, os envolvidos ficam cansados e o horário e qualidade da apresentação são facilmente comprometidos. A avaliação do volume, timbre e efeitos como reverb e delay é determinante. Por isso, saber bem o que dizer ao engenheiro de áudio vai acelerar o processo e garantir que o resultado estará do seu agrado.  Da mesma forma, conhecer qual sua melhor forma de gravar, saber classificar quais takes mais gostou, optar por efeitos e dar outras sugestões de gravação e mixagem demandam experiência e conhecimento. Compreender conceitos, o funcionamento de equipamentos, de recursos e o vocabulário correto facilitará imensamente sua comunicação e conduzirá o trabalho para uma direção compatível com o que deseja alcançar. 

3) A visão de mais possibilidades no áudio expande a criatividade

As tintas estão para os pintores como as notas musicais estão para os cantores. Organizando-as, cria-se paisagens (em imagens ou sons) capazes de trazer diferentes sentimentos às pessoas. Poderíamos dizer, então, que as ferramentas (como pincéis, as várias espátulas e esponjas) que manipularão as tintas podem ser comparadas aos elementos do mundo do áudio que manipularão os sons. Assim como são infinitas as possibilidades de uma tela em branco, são infinitas as possibilidades de um software de áudio ainda vazio. Quanto mais recursos, efeitos, equipamentos, estilos e tecnologias um cantor ou cantora conhece, mais estímulo terá para explorar novos territórios e inovar em seu trabalho.

4) Na concorrência, sai na frente quem trabalha melhor e está atualizado

Na era da tecnologia e da informação, já não é mais tão difícil gravar um disco e publicá-lo, como era há algumas décadas atrás. Hoje em dia, alguns diferenciais fazem com que profissionais se destaquem mais do que outros; a intimidade com a tecnologia é um deles. Quem trabalhava com digitação em máquinas de escrever e não se atualizou com os computadores, ficou para trás. Atualmente, há muitos equipamentos que simplificaram muito os processos, reduzindo o tempo e o investimento. No caso de um professor de canto ou vocal coach, há vários recursos que podem deixar as aulas e o aprendizado muito mais interessantes, como a gravação e equalização das vozes dos alunos. Certamente aulas mais atrativas são mais competitivas.

5) A autonomia traz liberdade e renda aos cantores

Já imaginou gravar o próprio single, publicá-lo sozinho nas plataformas digitais e ainda gerar renda? Isso é possível! Foi assim que o cantor e compositor mineiro Renato Enoch já obteve mais de 4 milhões de plays no Spotify.

Ter um conhecimento que traga autonomia para se gravar, mixar e publicar é uma das formas mais econômicas de conduzir a carreira no canto. Claro que para chegar no ponto de conseguir executar tudo sozinho é preciso muito estudo. Mas é super possível! Há também a opção de explorar outras profissões relacionadas à voz, como locução e gravação de jingles. Isso pode ser feito em casa e com poucos equipamentos, desde que se saiba fazer. 

 

Quer desenvolver sua profissão e fazer o melhor possível, com o que você tem nas mãos? Então aprenda sobre áudio! Há muito conhecimento espalhado pela internet. Se quiser um material organizado, completo, direto ao ponto e com linguagem super simples, nossa dica é o  “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, livro digital disponível no audioforsingers.com. Compartilhe com os amigos e fortaleça a indústria musical! E é claro, não esqueça de nos seguir no Instagram e no Youtube!