Prêmio Audio For Singers vai consagrar o trabalho de profissionais que atuam com áudio e som em BH; serão 11 categorias, com prêmios de R$ 2.000, e as inscrições vão até o dia 30 de setembro

Quando vemos um artista no palco ou ouvimos nossas músicas preferidas nos fones de ouvido, não fazemos ideia de quantos profissionais e etapas foram necessários para que esse momento acontecesse. Há uma infinidade de tarefas e funções que acontecem por trás das cortinas até que o encanto chegue ao público. Elas são executadas por pessoas de extrema capacidade artística e técnica que não recebem reconhecimento publicamente. Dentre elas, estão as pessoas que trabalham com engenharia de áudio.

Misturar os sons, temperá-los e prepará-los para serem ouvidos nos mais diversos meios de reprodução não são somente processos técnicos. São a continuação da criação e a condução para o objetivo final: encontrar as melhores cores, texturas e sabores para a mensagem, entregando ao mundo uma sonoridade que será degustada pelos ouvidos. É um trabalho muito especializado e fundamental para que tenhamos as trilhas sonoras das nossas vidas.

Agora, chegou entre nós uma premiação que vai consagrar, destacar e valorizar o trabalho de quem atua com engenharia de áudio e som em Belo Horizonte. O PRÊMIO AUDIO FOR SINGERS vai engrandecer essas pessoas responsáveis por trazer tanta vida às músicas que ouvimos. As inscrições poderão ser realizadas de 30 de agosto até o dia 30 de setembro. Os prêmios serão de R$ 2.000 para cada uma das mais de dez categorias, em uma celebração do conhecimento, da sensibilidade e da experimentação na sonoridade mineira.

A ideia do projeto “Audio For Singers”, criado pelos músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana, é valorizar e visibilizar o trabalho dos profissionais técnicos da música de Belo Horizonte, de incentivar os artistas a aprenderem mais sobre áudio e democratizar o acesso à tecnologia. Serão 11 categorias premiadas: “Melhor Mix de Música Acapella”, “Melhor Mix de Rap”, “Melhor Mix de Metal”, “Melhor Mix de Canção”, “Melhor Aplicação de Reverb na Voz”, “Melhor Aplicação de Delay na Voz”, “Melhor Mix de Locução”, “Melhor Mix de Narração de História”, “Melhor Mix Feita Pelo Próprio Artista”, “Melhor Captação e Mix de Coro/Coral” e “Melhor Gravação em Casa”. O juri será formado por engenheiros de áudio e produtores competentes no meio musical, e o resultado será divulgado em novembro, pelo canal do Audio For Singers no YouTube.

 

O PROJETO

O projeto “Audio For Singers” surgiu do desejo de fortalecer a existência de material didático organizado, com linguagem acessível sobre áudio, especialmente em português. Pensando nisso, os músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana escreveram o livro que queriam ter lido no início de suas carreiras, recortando o assunto para uma área mais específica e desprovida de conteúdo tecnológico: o canto. Não há nem mesmo em inglês um livro com essa temática e abordagem.

A soma da experiência de Isabella com o canto e a de Rodrigo com a engenharia de áudio proporcionou a escrita de um texto assertivo, leve, acessível e completo, que tem o seu conteúdo enriquecido por ilustrações elaboradas por eles e executadas por Jackson Abacatu. Temas técnicos e de difícil compreensão foram apresentados com a ajuda de analogias e exemplos simples. Também se beneficiam dessas informações os narradores artísticos, dubladores, locutores e demais profissionais da voz.

Além do livro, o projeto tem uma página no Instagram (@audioforsingers), um canal no YouTube (youtube.com/audioforsingers) e um website (audioforsingers.com), nos quais são publicados materiais educativos gratuitamente. Recentemente, o projeto realizou uma série de encontros online em seu canal com assuntos voltados para tecnologia e sociedade, como produção musical para deficientes visuais e produção musical na área rural, com cinco convidados. Durante a pandemia, publicaram conteúdo para auxiliar artistas a produzirem em casa com qualidade, a lançarem esse material, a realizarem transmissões online e a monetizarem esses trabalhos.

 

INSCRIÇÕES DO PRÊMIO AUDIO FOR SINGERS

As inscrições poderão ser realizadas de 30 de agosto até o dia 30 de setembro de 2022, às 23:59,  unicamente através do formulário disponibilizado em https://audioforsingers.com/premio.

 

PREMIAÇÃO

Cada uma das 11 categorias terá uma única pessoa como vencedora, que receberá um troféu e a quantia de R$ 2.000. Cada pessoa poderá se inscrever em até 3 categorias, com uma música diferente em cada.

 

JÚRI

Foram escolhidos talentosos profissionais para analisarem as candidaturas e selecionarem os vencedores, segundo os critérios definidos no regulamento.  Para a formação de um júri diverso e competente, foram convidados: Flora Guerra (engenheira de áudio), Fernando Braga (engenheiro de áudio), Glaw Nader (produtora musical), Pablo Maia (engenheiro de áudio) e Richard Neves (produtor musical). Todos são profissionais com destacada trajetória em Belo Horizonte e fora da capital.

 

RESULTADOS

Os resultados da premiação serão divulgados em novembro em um evento digital, realizado pelo canal do Audio For Singers no YouTube. Posteriormente, todos os inscritos receberão um email com os resultados, que também serão divulgados nas redes sociais e no website do projeto.

 

SOBRE OS CRIADORES

Isabella Bretz é cantora, compositora, produtora cultural e analista internacional que se dedica a costurar diferentes áreas em seus projetos. Com muitas influências estrangeiras, suas músicas percorrem territórios folk/indie e são temperadas com sua brasilidade. Seu primeiro álbum, “Saudade” (2012), fala sobre diferentes situações, sentimentos, ideias e lugares, expressando assim a inconstância do ser humano. Em 2017, lançou “Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela Língua Portuguesa”, com 8 poemas transformados em canções, cada uma de um país lusófono, todos de escritores vivos. Em 2020 lançou “Retalho de Mundo”, trabalho realizado de forma inovadora através da Operação Escambo, criada por ela. As canções têm instrumentação mais ampla e letras tratando de temas individuais e coletivos. É cocriadora do “Sonora – Festival Internacional de Compositoras”, fazendo parte da coordenação global. Isabella tem um apreço particular pelo audiovisual, demonstrado por meio de projetos como o internacionalmente premiado “Pequenezas”. Com este projeto, lançou este ano um disco de minicanções e um livro ilustrado de poesia. Em 2019, Isabella e Rodrigo Lana lançaram o livro “Conhecimentos de Áudio Para Cantores”, apresentando esse universo técnico em uma linguagem leve e acessível. O livro deu origem ao “Audio For Singers”, que publica conteúdos educativos, realiza workshops e masterclasses. É formada em Relações Internacionais, pós-graduada em Direito Internacional e atua na área através de projetos culturais. Mais informações em isabellabretz.com.

 

Rodrigo Lana tem cerca de 16 anos de experiência com o áudio. Iniciou sua trajetória na música ainda antes disso, como tecladista, há 26 anos. Em Belo Horizonte, se formou como bacharel em piano e, em paralelo, começou uma longa pesquisa sobre o universo do áudio, no qual atua desde então. Como músico, ganhou vários prêmios (inclusive o reconhecido BDMG Instrumental) e participou de dezenas de projetos. Entretanto, entrelaçada a esta carreira, sua atuação na área técnica e de produção musical foi ganhando cada vez mais destaque, tornando-se sua principal atividade. Foi criador do grupo instrumental Diapasão e, com as práticas e pesquisas do grupo, adquiriu uma ótima experiência em palcos e gravações em estúdios. Criou a produtora Música Mundi, onde trabalhou diariamente levando música, sonorização e captação de  áudio para diversos tipos de eventos. Além disso, realizou a pós-produção (edição, mixagem e masterização) desses trabalhos no estúdio da produtora. A partir dessas experiências e de formações em áudio, criou o curso de “Produção Musical no Logic Pro X”, produziu o disco de sua autoria “Quebra-Cabeça” utilizando recursos digitais. Já produziu, gravou e mixou trabalhos de vários artistas, assim como realizou produções para teatro. Em 2019, lançou com Isabella Bretz um livro inédito no mercado, o “Conhecimentos de Áudio para Cantores”, e, depois, o livro se tornou o projeto internacional “Audio For Singers”. Além disso, Rodrigo compartilha gratuitamente conhecimentos técnicos sobre produção musical, mixagem e masterização no seu canal no YouTube, “Logic Pro Brasil”. É também o criador do curso online “Mixe e masterize profissionalmente com Rodrigo Lana”, disponível em seu website rodrigolana.com.br.

 

PRÊMIO AUDIO FOR SINGERS

PÚBLICO ALVO: Profissionais de Belo Horizonte que atuam com engenharia de áudio e som.

CATEGORIAS: “Melhor Mix de Música Acapella”, “Melhor Mix de Rap”, “Melhor Mix de Metal”, “Melhor Mix de Canção”, “Melhor Aplicação de Reverb na Voz”, “Melhor Aplicação de Delay na Voz”, “Melhor Mix de Locução”, “Melhor Mix de Narração de História”, “Melhor Mix Feita Pelo Próprio Artista”, “Melhor Captação e Mix de Coro/Coral” e “Melhor Gravação em Casa”.

INSCRIÇÕES: de 30 de agosto até o dia 30 de setembro, às 23:59, unicamente através do formulário disponibilizado em https://audioforsingers.com/premio.

PRÊMIO: Troféu + R$ 2.000 (para cada uma das 11 categorias).

RESULTADO: Previsto para o mês de novembro, em um evento digital, realizado pelo canal do Audio For Singers no YouTube.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Informações para a imprensa e marcações de entrevistas:
Luiz Cabral Inácio (31) 97140-0404