Depois de criar, fazer arranjos, pré-produzir, gravar, editar, mixar e masterizar, é hora do mundo conhecer o seu trabalho!

Discos físicos

Apesar de as vendas de discos físicos estarem em declínio, muitos artistas ainda veem nessa opção uma forma de gerar renda e de divulgar o trabalho. Para garantir que todas as informações estejam presentes e que todos os envolvidos receberão os respectivos direitos, é preciso inserir o código ISRC na prensagem (impressão) do material. Para isso, uma ficha com todos os códigos, títulos e autores deve ser enviada à fábrica, acompanhando a master que será reproduzida. 

Nessa modalidade, é importante inserir na contracapa um código de barras, para que os CDs sejam mais facilmente recebidos por lojas.

Plataformas digitais

A principal forma de distribuição e divulgação de gravações de áudio na atualidade tem sido as plataformas digitais. Empresas como Spotify, Soundcloud, Deezer, Tidal, Apple Music, Google Play Music, Rdio, Napster, Youtube e outras têm atingido números altíssimos de execução de faixas de áudio. Há artistas no mundo inteiro questionando o pagamento de direitos por parte dessas empresas, alegando que deveria ser maior. Essas contestações geraram boicotes de artistas de alcance mundial, mas ainda assim são as líderes de reprodução musical na atualidade, assim como vendas de discos inteiros em formato digital.  

Para ter acesso a esses serviços como artista, você deve se cadastrar em uma das diferentes distribuidoras de áudio digital do mercado, como a CD Baby, OneRpm ou Tratore. Compare e escolha a que oferecer as condições que mais te agradam. Na distribuidora escolhida você poderá fazer o upload da capa do seu disco, de todas as faixas, dos nomes dos autores, compositores, produtores musicais e outros envolvidos, assim como o código ISRC correspondente a cada fonograma. Você poderá escolher para quais lojas e plataformas de streaming seu material será enviado e o preço que deseja cobrar. Essa distribuição serve para discos inteiros, EPs (discos com menos faixas que um CD convencional) e singles (músicas “isoladas”), tendo abrangência internacional.  

A partir daí, no seu painel de usuário no site da distribuidora é possível acompanhar dados como o número de vendas, de execuções das músicas, territórios alcançados, datas de maior sucesso e muito mais. O dinheiro de seus direitos e vendas fica na plataforma e você pode transferir para a sua conta bancária quando quiser. 

 

Possivelmente, no futuro as plataformas de vendas e streaming abrirão espaço para negociação direta com os artistas. Entretanto, atualmente esse processo é feito via distribuidora.