O RAP tem suas próprias características, como letras fortes, batidas pesadas de bateria, linhas de baixo marcantes e efeitos de samples. Ao fazer uma mix de RAP, tudo isso precisa precisa ser cuidadosamente ajustado para que fique coeso. Além disso, as letras precisam ser claras e não podem ser ofuscadas pelas batidas.
Outro desafio é lidar com os graves e as frequências baixas. O RAP tem linhas de baixo intensas que podem facilmente sobrecarregar o som. É preciso ser cuidadoso ao ajustar os níveis de graves e equalização para evitar que a música fique pesada demais.
A mixagem também envolve trabalhar com samples e efeitos sonoros. O RAP é conhecido por seu uso de samples de outras músicas, efeitos sonoros e ruídos, que podem adicionar textura e personalidade à música, mas também podem facilmente sobrecarregar o som.
O produtor precisa estar familiarizado com as tendências e estilos mais recentes do RAP, bem como com os elementos fundamentais do gênero. Por isso, convidamos o DJ Spider e o Pablo Maia, que são especialistas no gênero, para conversarem sobre o assunto: