Se você já tem algum conhecimento de marketing, está familiarizado com o pensamento em forma de funil. Se não tiver, não se preocupe, é bem fácil de entender.
Para otimizar nossos esforços, atenção e recursos, as ações de uma campanha de marketing são organizadas através de um funil. No topo, está uma camada mais larga, que alcançará mais gente. No fundo está um espaço menor, tal qual um funil, pelo qual passarão aqueles que se identificarão mais com sua música e que investiram em você como artista.
Neste funil existem 4 estágios pelos quais seu potencial público passará antes de tomar a decisão de comprar algo seu (como um CD físico ou digital, produtos, ingressos para shows, etc).
CONHECIMENTO: na primeira etapa as pessoas descobrem que você existe, conhecem suas músicas, videoclipes e demais produtos (sim, são produtos!). Então, com base em informações demográficas e psicológicas, você escolherá ações para que as pessoas tenham conhecimento de que você está no mundo e tem algo para oferecer. Pode ser, por exemplo: postar nas redes sociais, publicar um vídeo no Youtube, participar de um programa de rádio, na TV, anunciar no Google e muito mais.
AQUISIÇÃO: nesta etapa você captura contatos do seu público em potencial, como e-mails, seguidores no Instagram, no Facebook, número de telefone, entre outros. Esses dados serão importantes para manter contato com essas pessoas e fazer com que suas criações, shows e demais produtos e experiências cheguem até elas.
ENGAJAMENTO: esta é uma fase fundamental. Aqui você vai manter uma comunicação com as pessoas, compartilhando suas obras, pensamentos e o que mais quiser. É importantíssimo que seja uma via de mão dupla: curta, responda, interaja com o público assim como ele interage com você. Isso cria laços e mantém o interesse vivo, criando um verdadeiro canal de comunicação entre você e as pessoas.
MONETIZAÇÃO: por fim, chegou o momento de vender, de gerar renda. Após envolver o público, criar com ele uma relação de confiança, é chegando o momento de oferecer algo para venda, que gere renda. Pode ser a compra física ou digital de um single ou álbum, ingressos para o seu show, um produto que você tenha criado, uma campanha de financiamento coletivo… Há muitas opções. As pessoas vão consumir o que você oferece se tiverem um vínculo de confiança, se tiverem seus desejos despertados. Não farão isso se ouvirem sua música uma única vez.
No próximo texto veremos como criar uma campanha de marketing bem sucedida!